October 16, 2017

Please reload

Posts Recentes

7 DICAS PARA VOCÊ ARRASAR EM EVENTO

October 25, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

7 DICAS PARA VOCÊ ARRASAR EM EVENTO

October 25, 2017

       

 

Hoje vamos falar um pouco sobre a dinâmica de evento! É bastante comum observar fotógrafos perdidos no dia "D". Isso ocorre muitas vezes por falta de disciplina e conhecimento. Quero deixar claro que, nossas dicas não nos faz melhor ou pior que ninguém, são apenas experiências e erros onde muitas vezes ja cometemos ou observamos a ação ou falta dela em outros amigos da nossa área.  

 

Elaboramos dicas de ouro na qual você não pode deixar de ler! O dia "D" é um grande momento na vida do seu cliente, devemos ter noção e responsabilidade que tudo estará em nossas mãos! Seja você novato ou experiente, dê seu melhor e procure sempre ter autonomia e criatividade.

 

Um exemplo básico: Há algum tempo, estava de férias e minha equipe foi cobrir um evento. No outro dia, liguei para as meninas e perguntei se foi tudo bem, e me confirmaram que havia saído  tudo como combinado!  

 

Após alguns dias, ligo para a cliente para saber o feedback do evento e a mesma me fala bastante chateada a seguinte frase (Não esqueço ate hoje) "Foi tudo perfeito, tranquilo, só estou chateada pois paguei super caro no castelo de balão na entrada do meu evento e não teve foto!" (Na hora eu pensei, gente é só uma entrada de balão!)

 

Mas depois, parando para analisar a situação É CLAROOOOO que a cliente estava com razão, pra gente pode ser só uma entrada com balão mas pra ela, é tudooooo, é um detalhe pensado com amor pra filha dela!

 

 O que fiz? Teve como voltar? Não teve! Infelizmente foi um erro cometido por minha equipe (Que acontece claro com qualquer um de nós), logo, dei uma foto revelada 30x40 para cliente de presente e graças a Deus ela amou e continua como nossa cliente até hoje!

 

Essa foi a maneira que encontrei de sanar o problema, mas o ideal era não ter ocorrido! Erros servem para aprender e não serem mais cometidos, isso minha equipe aprendeu! Agora a primeira coisa no evento é fotografar a entrada hahahaha...

 

Mas então vamos lá...

 

DICA N.1 - ROUPA IDEAL 

 

ROUPA PRETA! Preferência roupa de fácil movimento (Imagine que você é o homem ou mulher elástico do evento e terá que se enfiar em lugares improváveis para pegar bons ângulos e momentos ideais, logo, a roupa tem uma funcionalidade super importante).

 

Nada de decote, saia ou vestido curto (Saia ou vestido apenas com legging por baixo), de preferência blusa de manga longa e calça social preta (Unissex) e mulheres ainda tem a opção como nós usamos de vestido godê para que não cole as pernas e facilite o movimento e legging por baixo (Não tem perigo de deitar, rolar e aparecer alguma coisa).  Nada de colorido! Preto nos deixa discretos, formais, elegantes e principalmente não chama atenção! Então fica a dica, pretinho básico é o que há! 

 

 

DICA N.2 - CABELO E MAKE

 

Homens: Barba feita, fios alinhados e quem tiver cabelo comprido, usar preso!

 

Mulheres: Maquiagem super delicada, base, batom claro, olhos suavemente marcados, nada chamando muita atenção! Cabelo preso! 

 

Por que cabelo preso? Pois estaremos em movimento e muitas vezes acaba atrapalhando caindo no rosto, ficando na frente da câmera, entre outros.

 

Sejam discretos, tem alguns fotógrafos que vão chamando mais atenção que  o noivo e a noiva! 

 

DICA N.3 - CHECK LIST

 

Antes de ir para o evento façam um check list de tudo que vão levar, imprimam mesmo um papel com tudo, desde bateria a cartões de memórias, façam na ida e marquem na volta. Isso lhe dá a certeza de não esquecer nada e acabar lembrando apenas  na hora do evento, e principalmente, segurança de que esta trazendo tudo de volta! 

 

DICA N.4 - PRÉVIA DO EVENTO

 

Com no máximo uma semana antes, faça o alinhamento com seu cliente e com a cerimonialista de tudo que vai ocorrer no evento, entrada, dança, recepção dos convidados, pergunte mesmo, não esqueça de nada!

 

Procure saber a didática de cada evento, no caso do  casamento, se é católico, evangélico, judeu... Se for aniversário de 15 anos, pergunte se vai algum artista ou se haverá alguma surpresa no decorrer do evento, enfim, pergunte TUDOOOOO! Isso vai facilitar sua vida no decorrer do trabalho! Se você estiver preparado, não vai ser pego de surpresa no evento!

 

Outra dica, se preocupe principalmente com a iluminação, fotografia é luz e normalmente é super natural que nos momentos "ÊPAAAS" tanto o cliente quanto o cerimonial APAGUEM TUDOOOOO, dai entra sua missão, explique aos dois que para uma boa foto ou filmagem é necessário que esteja tudo bem iluminado, claro, não podemos proibir de apagar as luzes, mas podemos mostrar a eles que fotografia é LUZ e para que tudo saia perfeito é necessário estar tudo bem iluminado, porém se mesmo assim insistirem em apagar as luzes,  se prepare para o momento exato  e configure seu equipamento de acordo. A pior coisa do mundo é você não saber o que vai ocorrer e ser surpreendido e ter que mudar as configurações sem preparo e perder o momento!

 

E não menos importante, dar dicas de preparação ao cliente, tais como: Chegar 30min antes do evento começar para realizar fotos iniciais, se for acompanhar o makingoff marcar um horário quando o cliente estiver semi-pronto (Aquele momento com roupão que falta apenas colocar o vestido!), pois ninguém vai querer fotos com espinhas aparecendo! Avisar para o cliente não ter pressa na hora das fotos e muita paciência pois de tudo que vai ter no evento dele a única coisa que vai ficar são as fotos e filmagem, logo, você vai ter que render bem como profissional, mas isso só poderá ocorrer se o cliente cooperar! Então, converse com ele, não tenha medo de se impor!

 

DICA N.5 - CHEGAMOS NO EVENTO!

 

 

Primeira ponto: Arrumar um local seguro para guardar seus equipamentos (local seguro e de fácil acesso pois você pode precisar de alguma coisa no decorrer da jornada). 

 

Segundo ponto: Testar iluminação em todos os pontos principais do evento, em todo evento cada local terá um ponto de luz diferente, é importante testar as variações e gravar pois na hora do rush você ja vai estar preparado! Pontos principais: Entrada, mesa de convidados, altar, mesa de bolo, local onde vai rolar o cerimonial, painel (se tiver) e algo mais que você observar que o cliente poderá exigir fotos.  

 

Terceiro ponto: Realizar fotos do cliente em todos os pontos do evento antes dos convidados chegarem, fotos pousadinhas (pode ter certeza, ele vai cobrar depois). 

 

Quarto ponto: Realizar fotos de todos os ambientes e decorações, tudo! Até um lacinho pequeno, um anel, tudooooo! Fotos da entrada, salão vazio, mesa de doces, gente TUDOOOO! Sendo mais clara TUDOOOOOOOOOOOOOOO! Não deixe faltar nada! 

 

Quinto ponto: Pergunte ao cliente quem são as pessoas importantes que ele faz questão que tenha fotos, afinal, pode faltar qualquer coisa, menos fotos de pessoas importantes para seu cliente, tais como mãe, avó e etc.

 

Sexto ponto: CUIDADO COM O FLASH! Vejam pontos onde possam rebater a luz, ou levem rebatedor caso não tenham teto! FOTÓGRAFOS DO MEU CORAÇÃO: NÃO USEM FLASH DIRETO NA CARA DO CLIENTE REBATAM A LUZ! Além de não ser nada profissional, sua foto não fica com uma luz legal, fica super dura e não dá o efeito esperado! DICA DE OURO: REBATER SEMPRE!

 

Sétimo ponto: Sejam rápidos e proativos! Nada de ficar esperando o cliente mandar, tirem fotos de tudo e todos, façam as pessoas sorrirem, sorriam para as pessoas, se imponha, mostre que você domina o evento e o cliente vai fazer o que você mandar! Você tem que dominar SIM o cliente não saberá o que fazer e se você não se impor e depois o cliente vai cobrar fotos que você não fez! Então tome as rédeas e comande o evento!

 

 

DICA N.6 - EVENTO

 

Lembra daquela conversa com a cerimonialista e o cliente? É justamente para quando chegar nesse momento você esta preparado para TUDO que for acontecer! Pegue aquela conversa e digite em uma folha de papel, imprima e leve com você! Daí pode ter certeza, tudo ocorrerá como combinado e você desempenhará o melhor trabalho para o seu cliente! 

 

 

Uma dica excelente caso você tenha um capital disponível, compre rádio comunicador, facilita na hora do rush em manter o contato com toda sua equipe! (Aqueles lances, pega close e eu plano geral...sai da frente....e por ai vai...).

 

Outra situação, garanta que ao começar o evento você ja tenha ido no banheiro, bebido água e vá bem alimentado! Imagina no meio do evento você fica apertado, ou desmaia com fome! Não rola né! Fora que, é super feito na hora do jantar o fotógrafo ser o primeiro da fila, além de feio, não tem nada de profissional nisso!

 

A hora exata para comer é após o jantar depois que TODOS se serviram com devida autorização e convite da cliente! (No meu caso, coloco em contrato e vamos um por vez para não deixar o evento sem cobertura). Procure um local discreto, não coma na mesa dos convidados, vá para a cozinha, quartinho, local distante aos olhos dos convidados!

 

Próximo ao  final do evento, pergunte se o cliente deseja mais alguma coisa, se despeça, agradeça, realize seu check list e aí sim vá embora! O seu cuidado e atenção devem continuar na hora de ir embora, coloque os equipamentos em uma bolsa, mas separe seus cartões com o material do cliente e arrume uma forma para colocar no corpo, daí se você for assaltado, vão levar tudo menos o material (Pode ter certeza o prejuízo é menor). Se tiver uma condição melhor, leve uns 3 HD's e faça backup na hora, coloque cada HD em um carro membro da equipe e vá com cuidado e segurança! Chegando na sua casa ou empresa, salve logo o material e 2 ou mais HD's ou nuvem. Tenha certeza que seu material esta seguro! 

 

 

DICA N.7 - PÓS EVENTO

 

Agora é a hora de editar o material com todo amor e carinho! Filtre as fotos, não entregue foto desfocada, com olho fechado ou torta. É a qualidade do seu trabalho que irá lhe trazer mais clientes! Faça tudo com detalhes e o resultado vem através de indicações! Eu não perco muito tempo com edição em evento pois uso uma boa configuração para a foto estar pronta e ter o mínimo de trabalho no pc. Fica a dica ;)

 

 

 

 

ESPERO QUE TENHAM CURTIDO AS DICAS, SEI QUE FICOU UM POUCO LONGO, MAS PARA QUEM SOUBER APROVEITAR COM CERTEZA SERÃO PALAVRAS QUE VÃO LEVAR POR TODA A CARREIRA NA VIDA FOTOGRÁFICA! FIQUEM DE OLHO NO PRÓXIMO POST !

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

@fazfotofranquias

© 2017 Criado por Faz Foto. Somos apaixonados pelo que fazemos